Ruído branco

O vosso bebé tem dificuldades em adormecer? Talvez o segredo seja… barulho!

O que é o ruído branco e como é que ele acalma o bebé? Explicamos tudo… e temos sugestões de músicas para ajudarem o vosso filho a dormir melhor.

O que é o ruído branco e por que pode ajudar o bebé a descansar melhor?

O ruído branco é, basicamente, um sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência.

Na presença deste tipo de ruído, os estímulos auditivos mais intensos – buzinas, carros, música nas casas vizinhas, até vozes – têm menos capacidade de ativar o córtex cerebral durante o sono. É que como a audição é o único sentido que funciona mesmo quando dormimos, o ruído branco serve para bloquear outros sons.

É por isto, mas também por outros motivos, que o pediatra Dr. Harvey Karp considera o ruído branco a chave para o enigma do sono, mesmo nos bebés.

A juntar ao seu poder bloqueador, este som é muito parecido com aquele que os bebés ouvem no útero, por isso as músicas de ruído branco fazem com que os nossos bebés se sintam ainda aconchegadas na barriga. Esta sensação oferece-lhes um sentido de segurança e proteção que lhes permite relaxar e dormir de forma tranquila.

É fácil de entender, na verdade: quando os bebés acordam durante a noite e não ouvem nada, choram em pânico, porque não sabem onde estão os pais, uma presença que recordam de quando adormeceram. No entanto, se acordarem e ouvirem um ruído que lhes pareça familiar, tranquilizam-se e voltam a adormecer sozinhos.

Por isso é que estes sons são mais efetivos que tons ou canções de embalar que os Pais tanto gostam e pensam que funcione.

A que soa o ruído branco de que o bebé tanto gosta?

Há objetos do nosso quotidiano que simulam bem o som do ruído branco: podem experimentar adormecer a criança com o barulho do secador de cabelo, do aspirador ou o de uma televisão fora do ar.

Por incrível que pareça, esses sons funcionam como um verdadeiro remédio santo para o bebé adormecer em paz, e rapidamente. O famoso “shhhh shhhh” também costuma funcionar, porque é constante e bastante parecido ao barulho produzido pelo útero.

×

 

Olá!

Escolhe o colaborador disponível para conversar no WhatsApp

×